Renata Bittes

foto perfil

Jornalista apaixonada por escrita e séries de TV. A paixão é tanta que inventou esse blog para ter mais uma desculpa para assistir seriados e escrever até nas horas vagas.

Foi colaboradora do portal A Gambiarra, na editoria de séries.

Mantém outro blog com textos aleatórios: Entre caminhos.

Autora de duas monografias (graduação e especialização) de análise e estudo de produtos midiáticos.

1- A Representação Social das Mulheres no Programa 10 Anos Mais Jovem

Universidade Católica de Brasília – UCB

2012

Monografia apresentada em Junho de 2012, na conclusão do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Brasília.

O trabalho analisa as representações das mulheres do programa televisivo americano 10 Anos Mais Jovem por meio das participantes de quatro episódios da quarta temporada, tentando desvendar possíveis estereótipos, reduções e exclusões na imagem da mulher. O programa promete a transformação física,que resulta em uma aparência de pelo menos 10 anos mais jovem por meio de procedimentos estéticos. O estudo foi feito com o uso da análise fílmica e uso das teorias dos estudos feministas e representação social.

2- Representações Sociais das Mulheres na Campanha “Xô Neura” de Veja

Centro Universitário de Brasília – Uniceub

2014

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Comunicação nas Organizações.

Este trabalho objetiva pesquisar como a marca de produtos de limpeza Veja representa as mulheres em comerciais para TV. A monografia analisa três filmes da campanha publicitária “Xô Neura”, da marca. A campanha teve início em 2007 e ainda é transmitida em 2014. Os filmes escolhidos são compostos por protagonistas mulheres e um homem. A monografia pretende responder como a campanha publicitária de Veja representa as mulheres brasileiras contemporâneas a partir da semiótica constituinte dos vídeos. Por meio dos elementos que os caracterizam, se faz uma interpretação crítica configurada nas representações sociais encontradas sobre a figura feminina dos comerciais.. A análise minuciosa dos três filmes mostra que as mulheres ainda são representadas de forma limitada, nas figuras de mãe e dona de casa apenas, o que não corresponde à realidade objetiva das funções hoje desempenhadas pelas mulheres e consumidoras.

4 comentários sobre “Renata Bittes

  1. Olá,
    Curso 8º semestre de Jornalismo. Estou escrevendo uma matéria sobre séries para um trabalho da faculdade. Gostaria de realizar uma entrevista, será para um produto midiático (revista).
    Desde já agradeço e aguardo contato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s